sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cidadania: Prefeito fala a 350 crianças sobre a importância da nota fiscal

Estudantes de nove escolas municipais de Curitiba lotaram a quadra da Praça Oswaldo Cruz, no Centro da cidade, durante a 2.ª Mostra do Programa Municipal de Educação Fiscal, na tarde desta quinta-feira (10). Ao todo, 350 crianças entre 4 a 12 anos, de primeira a quarta séries, participaram da apresentação dos resultados alcançados durante o ano pelo programa coordenado pela Secretaria Municipal de Finanças, em parceria com a Defesa Social e Secretaria Municipal da Educação.Todas as crianças que participam do programa fazem parte da Guarda Mirim. "Com esse programa vocês passam a entender a importância de pedir nota fiscal. Ao pedir essas notas vocês ajudam a gerar recursos para a Prefeitura, que serão investidos em obras para Curitiba", disse o prefeito Luciano Ducci.
O programa de Educação Fiscal existe desde 2009. "Tenho muito orgulho da Guarda Mirim nas escolas, vocês recebem um belo treinamento dado pela Defesa Social. As escolas que participam desse programa vão sempre muito bem nas avaliações", afirmou Luciano Ducci. A estudante Aline Fernanda Kzeczik, de 9 anos, gosta de participar do programa na Escola Doutor Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no Uberaba. "Aprendi muitas coisas sobre pirataria, que é ruim comprar produtos falsificados", disse Aline.
Gabriel Ramos Matsuoca, 9, também descobriu a importância de se pedir nota fiscal. "Isso é bom porque acabam gerando obras na cidade. A Guarda ensinou que são gastos milhões por ano no combate à pirataria", disse o estudante do Centro de Educação Integral Issa Nacli, que fica no Uberaba.

Conscientização - O secretário municipal de Finanças, João Luiz Marcon, afirmou que o programa de Educação Fiscal nas escolas também ajuda a despertar o interesse das crianças para questões relativas ao orçamento da cidade, como isso é definido e onde são aplicados os recursos.
"Estamos formando cidadãos conscientes, que pedem nota fiscal e vão saber fiscalizar também os investimentos dos recursos. Essas crianças acabam sendo multiplicadoras desses conhecimentos. Passam essas informações para os pais, familiares e amigos", definiu João Luiz Marcon.
A secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag, e o superintendente da Defesa Social, Osni Stival, também participaram da apresentação dos trabalhos das crianças.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário