sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Prazo para indicar imóveis para desconto no IPTU vai até o fim do mês

Desde o dia 1º de novembro os cidadãos de Curitiba podem indicar os créditos do Boa Nota Fiscal que vão gerar descontos no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2012. O prazo para indicação dos créditos segue até o dia 30. O abatimento no valor do IPTU pode chegar até 30%.Um aplicativo está disponível no portal do Boa Nota Fiscal (http://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/portalnfse/) para os consumidores informarem a indicação fiscal do imóvel que irá receber os descontos.
O Boa Nota Fiscal permite monitorar e garantir o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS), que é gerado por empresas prestadoras de serviços. Atualmente são 18.996 empresas cadastradas no portal da Boa Nota Fiscal. Já foram emitidas 24,9 milhões de notas pelo sistema. Os créditos gerados pelo Boa Nota Fiscal têm validade de até dois anos após a emissão das notas eletrônicas. "Os créditos podem ser usados em qualquer imóvel de Curitiba. Não precisa ser da pessoa que consumiu o serviço, ela pode indicar o imóvel de um parente ou amigo caso não tenha nenhum imóvel", explicou Mario Nakatani Junior, diretor do departamento de Rendas Mobiliárias (ISS)..
Como usar - Para participar do Boa Nota Fiscal o consumidor deve fazer um cadastro simples (nome, endereço, CPF, RG e senha) pelo site http://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/portalnfse/Default.aspx. Será aberta automaticamente uma conta pessoal onde todos os valores serão registrados, e o saldo poderá ser consultado a qualquer momento pelo computador.
Quando fizer o pagamento do serviço nas empresas cadastradas no sistema, o consumidor deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim os créditos começam a ser acumulados. Pelo portal do Boa Nota Fiscal os contribuintes também podem consultar as empresas que participam do programa e ficam mais perto do bairro onde moram.
“O Boa Nota Fiscal é bom para o contribuinte que consegue desconto no IPTU e para a Prefeitura que consegue investir mais recursos do ISS em obras pela cidade”, disse o secretário municipal de Finanças, João Luiz Marcon. Do total recolhido de ISS, 25% são dirigidos para área da educação, 15% para saúde e 60% para custeio e manutenção da cidade, com obras de meio ambiente e pavimentação, por exemplo.

Um comentário: